BIBLIOTECA

A Biblioteca do Colégio Auxiliadora agora está em novo espaço, muito mais amplo e com uma iluminação perfeita para a leitura e consulta de livros.

Com seu acervo sempre atualizado, o Colégio Auxiliadora disponibiliza inúmeros títulos para consulta dos alunos. Assim como é feito também com os livros para a formação e consulta dos professores.

ROBÓTICA

A Robótica Educativa é uma aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos participantes, no caso os alunos, a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas difíceis mais do que observar formas de solução.

A Robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo ou a solução de um novo problema, freqüentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A Robótica então, assume o papel de uma ponte que possibilite religar fronteiras anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo do colégio.

As principais vantagens pedagógicas da Robótica são:

- Transforma a aprendizagem em algo divertido, tornando bastante acessíveis os princípios de Ciência e Tecnologia às crianças e jovens ;
- A criança e o jovem tornam-se conscientes da ciência na sua vida cotidiana;
- Desenvolve a auto- suficiência na busca e obtenção de conhecimentos;
- Permite testar em um equipamento físico o que aprenderam utilizando programas “modelo” que simulam o mundo real;
- Estimula a leitura a exploração e a investigação;
- Prepara a criança e o jovem para o trabalho em grupo;
- Estimula o hábito do trabalho organizado uma vez que desenvolve aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final de projetos;
- Ajuda à superação de limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize seus conhecimentos e suas experiências e desenvolva sua capacidade de argumentar e contra- argumentar;
- Desenvolve concentração, disciplina, responsabilidade, persistência e perseverança;
- Aprimora a motricidade, através da execução de trabalhos manuais;
- Estimula a criatividade, tanto no momento de concepção da idéias como durante o processo de resolução dos problemas;
- Desenvolve o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos;
- Favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas como matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica e arquitetura;
- Gera habilidades para investigar e resolver problemas concretos;

INFORMÁTICA

Amplo e moderno Laboratório de Informática com softwares de ultima geração. Internet, sistema de multimídia completo com “Data Show” e Telão.

LABORATÓRIOS

O Colégio Auxiliadora conta com três laboratórios completos de biologia, física e química. Os alunos acompanhados dos professores e monitores podem desfrutar de experiências incríveis como também estudar a anatomia e historia de vários animais em um ambiente amplo arejado e cheio de informação para eles.