HISTÓRIA

colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora

Fundado em 1904, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos primeiros Colégios Salesianos do Brasil.

Orgulha- se de ter participado e crescido junto com o município de Bagé, com tradição mas também modernidade, modernidade e pioneirismo, investindo na educação moderna e na inclusão social. São João Bosco descobri a muitos anos atrás o que a educação moderna prega hoje e desenvolveu o sistema Preventivo, uma prática permeada de amor, confiança, diálogo, e alegria que identifica a Pedagogia Salesiana fundamentada na razão, na religião e no amor.

Nosso ideal educativo é formar bons cristãos e honestos cidadãos dentro de um ambiente que valoriza a amizade, respeita as diferenças e imprime confiança em todo o trabalho desenvolvido pelo corpo docente e a administração escolar.

Faz parte da metodologia aplicada, a preocupação com a qualidade de ensino e a formação integral do indivíduo. As atividades extracurriculares complementam os processos de aprendizagem, para despertar novos talentos e promover a cultura a arte e o lazer.

ESTRUTURA

Com uma estrutura remodelada e moderna o Colégio Auxiliadora oferece a seus alunos um espaço de vivencia e aprendizagem de alto padrão. Com corredores amplos, laboratórios de robótica, informática, biologia e química, Capela, salas arejadas e claras alem de cantina com almoço, pátio amplo, ginásio poliesportivo, dança, judô, musica, horário estendido

colégio auxiliadora

MISSÃO, VISÃO, VALORES

anos finais

MISSÃO
Desenvolver a ação educativa através de processos de formação e conhecimento permeados pelo espírito Salesiano. Razão, Religião e Amor, buscando a atuação do educando na sociedade.

VISÃO
Ser uma instituição diferenciada, comprometida com a filosofia Salesiana visando a satisfação e a fidelidade de um projeto inovador.

Ética: Responsabilidade, Respeito, Integridade;

Solidariedade: União, Cooperação, Humanidade

Salesianidade: Acolhida, Presença, Confiança, Animação, Espírito de Família, Oração, Carinho, Estudo

DIREÇÃO

ensino médio

“COMO DOM BOSCO, COM OS JOVENS PARA OS JOVENS”

É com esse convite do Reitor Mor dos Salesianos, P. Angel Fernandes Artime, que estamos celebrando neste ano de 2015 o Bicentenário de Dom Bosco.

Dizer COMO DOM BOSCO, hoje é antes de tudo é reencontrar e redescobrir em toda sua plenitude o espírito de Dom Bosco que hoje como ontem deve ter toda sua força carismática e toda sua atualidade.

E sobre essa realidade carismática sublinhamos dois aspectos : O coração do Bom Pastor como elemento que mobiliza o ser, o agir de Dom Bosco e a sua capacidade de ler - o hoje- para preparar- o amanhã.

O amor de Dom Bosco pelos jovens era feito de gestos concretos e oportunos. Todo o seu ser estava orientado para lhes fazer o bem, promover o seu desenvolvimento integral.

Nesta direção caminha o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora com a proposta Educativa Salesiana de dotar as jovens gerações de sólidos valores éticos e morais, cujos frutos sejam uma sociedade digna de ser habitada.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO COLÉGIO

educadores

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas, acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. O educador é um profissional comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos.

O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade. Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro a seus olhos, para que assim possa crescer e ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

ensino médio

A PROPOSTA PEDAGÓGICA SALESIANA

O Sistema Preventivo, um conjunto de práticas e princípios educativos deixados por Dom Bosco, mentor e fundador das obras Salesianas atuante nos cinco continentes pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como fundamentais para educação na sociedade contemporânea

RAZÃO

O educando se educa quando se dá conta dos motivos da ação educativa. De acordo com as possibilidades de cada um, todos nós educamos através da participação, espírito crítico e diálogo.

RELIGIÃO

O evangelho é que fundamenta e da sentido às praticas, experiências de fraternidade vividas pelas pessoas, por cada grupo e pela Comunidade Educativa.

AMOR

A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade e fraternidade, que cria um clima de família. A “afeição demonstrada” é a essência de tudo.

APRENDER A APRENDER

Construindo e Reconstruindo conhecimentos e competências necessárias para a formação da pessoa, preparando–a para julgar e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação.

Oferecendo condições para desenvolver habilidades, descobrir novas aptidões e competências básicas e pôr em pratica a teoria e os conhecimentos.

APRENDER A SER

Favorecendo as condições para a construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva.

APRENDER A CONVIVER

Acolhendo o aluno e sua família em uma comunidade diferenciada, propondo vivências de situações planejadas para a formação de identidade ativa e solidária com o grupo social.

APRENDER A CRER

Estimulando o desenvolvimento de valores essenciais a convivência humana e a promoção da dignidade da pessoa.