(53) 3242 5664

A Escola

HISTÓRIA

No dia 15 de fevereiro de 1904, chegavam em Bagé os primeiros salesianos vindos de Montevidéu: padre Ezequiel Fraga, padre João Ilardia, padre Roberto Germano, clérigo Jacinto Avellà, clérigo Manuel Fernando, clérigo Felipe Petrini, irmão coadjutor Marcello Ratto e o padre André Dell’Oca, que viria a ser o diretor da Instituição. Dias depois, era inaugurado em Bagé o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na rua General Flores da Cunha, onde, hoje é o Centro Municipal de Educação Professora Mélanie Granier. Meses depois, mais precisamente no dia 23 de junho, deu-se início a construção da primeira parte do prédio onde se localiza atualmente o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na rua Marechal Floriano, número 1335.

Nosso ideal educativo é formar Bons Cristãos e Honestos Cidadãos, dentro de um ambiente que preza pela amizade, respeita as diferenças e transmite confiança através do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e de gestão escolar.

Orgulhamo-nos em fazer parte da história desta cidade há mais de 100 anos, prezando sempre pela educação moderna e de qualidade, mantendo o pioneirismo e valorizando a tradição sem perder a nossa essência.

colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora

ESTRUTURA

Com uma estrutura remodelada e moderna o Colégio Auxiliadora oferece a seus alunos um espaço de vivencia e aprendizagem de alto padrão. Com corredores amplos, laboratórios de robótica, informática, biologia e química, Capela, salas arejadas e claras alem de cantina com almoço, pátio amplo, ginásio poliesportivo, dança, judô, musica, horário estendido

colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora

MISSÃO, VISÃO, VALORES

anos finais

MISSÃO
Desenvolver a ação educativa através de processos de formação e conhecimento permeados pelo espírito Salesiano. Razão, Religião e Amor, buscando a atuação do educando na sociedade.

VISÃO
Ser uma instituição diferenciada, comprometida com a filosofia Salesiana visando a satisfação e a fidelidade de um projeto inovador.

VALORES

Ética: Responsabilidade, Respeito, Integridade;

Solidariedade: União, Cooperação, Humanidade

Salesianidade: Acolhida, Presença, Confiança, Animação, Espírito de Família, Oração, Carinho, Estudo

DIREÇÃO

ensino médio

“COMO DOM BOSCO, COM OS JOVENS PARA OS JOVENS”

A educação é uma ferramenta importante de transformação das pessoas.

Só com a plenitude da consciência de nossa posição no mundo que somos capazes de fazer diferença para outras pessoas.

Proporcionar oportunidades, levá-las a boas escolhas é uma missão divina que recebemos. Aprendemos com nosso fundador, Dom Bosco, que todas as crianças, adolescentes e jovens mesmo aqueles mais difíceis tem uma "corda" que vibra e cabe a nós educadores nas mais diversas funções saber e propiciar que ela vibre!

Acreditamos com vigor que amando o que fazemos e comunicando este amor aos nossos educandos, fazendo com que eles se sintam amados, a sadia convivência leva-nos a fazer parte de uma grande família com todas as diferenças e um mesmo objetivo: Ser um bom cristão e um honesto cidadão!

EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO COLÉGIO

educadores

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas, acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. O educador é um profissional comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos.

Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro a seus olhos, para que assim possa crescer e ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

ensino médio

A PROPOSTA PEDAGÓGICA SALESIANA

Temos como referência pedagógica Dom Bosco que sempre esteve atento às necessidades da juventude. A partir dele, acreditamos que a escola é lugar de encontro entre a cultura e a Fé.

Nossa função como escola está ligada diretamente a ensinar a conhecer, a formar para compreender e desenvolver o pensar para que crianças, adolescentes e jovens saibam lidar com as informações e estabelecer relações entre elas, sejam quais forem, e mais que isso, saibam escolher, decidir, projetar, agir e criar, visto que devem conhecer e relacionar o aprendido com a vida.


RAZÃO

O educando se educa quando se dá conta dos motivos da ação educativa. De acordo com as possibilidades de cada um, todos nós educamos através da participação, espírito crítico e diálogo.


RELIGIÃO

O evangelho é que fundamenta e da sentido às praticas, experiências de fraternidade vividas pelas pessoas, por cada grupo e pela Comunidade Educativa.


AMOR

A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade e fraternidade, que cria um clima de família. A “afeição demonstrada” é a essência de tudo.


APRENDER A APRENDER

Construindo e Reconstruindo conhecimentos e competências necessárias para a formação da pessoa, preparando–a para julgar e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação.

Oferecendo condições para desenvolver habilidades, descobrir novas aptidões e competências básicas e pôr em pratica a teoria e os conhecimentos.


APRENDER A SER

Favorecendo as condições para a construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva.


APRENDER A CONVIVER

Acolhendo o aluno e sua família em uma comunidade diferenciada, propondo vivências de situações planejadas para a formação de identidade ativa e solidária com o grupo social.


APRENDER A CRER

Estimulando o desenvolvimento de valores essenciais a convivência humana e a promoção da dignidade da pessoa.

PRESENÇA SALESIANA - INSPETORIA SÃO PIO X

presença salesiana