Colégio Auxiliadora

HISTÓRIA

colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora colégio auxiliadora

Fundado em 1904, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos primeiros Colégios Salesianos do Brasil.

Orgulha- se de ter participado e crescido junto com o município de Bagé, com tradição mas também modernidade, modernidade e pioneirismo, investindo na educação moderna e na inclusão social. São João Bosco descobri a muitos anos atrás o que a educação moderna prega hoje e desenvolveu o sistema Preventivo, uma prática permeada de amor, confiança, diálogo, e alegria que identifica a Pedagogia Salesiana fundamentada na razão, na religião e no amor.

Nosso ideal educativo é formar bons cristãos e honestos cidadãos dentro de um ambiente que valoriza a amizade, respeita as diferenças e imprime confiança em todo o trabalho desenvolvido pelo corpo docente e a administração escolar.

Faz parte da metodologia aplicada, a preocupação com a qualidade de ensino e a formação integral do indivíduo. As atividades extracurriculares complementam os processos de aprendizagem, para despertar novos talentos e promover a cultura a arte e o lazer.

ESTRUTURA

Com uma estrutura remodelada e moderna o Colégio Auxiliadora oferece a seus alunos um espaço de vivencia e aprendizagem de alto padrão. Com corredores amplos, laboratórios de robótica, informática, biologia e química, Capela, salas arejadas e claras alem de cantina com almoço, pátio amplo, ginásio poliesportivo, dança, judô, musica, horário estendido

colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora
colégio auxiliadora

MISSÃO, VISÃO, VALORES

anos finais

MISSÃO
Desenvolver a ação educativa através de processos de formação e conhecimento permeados pelo espírito Salesiano. Razão, Religião e Amor, buscando a atuação do educando na sociedade.

VISÃO
Ser uma instituição diferenciada, comprometida com a filosofia Salesiana visando a satisfação e a fidelidade de um projeto inovador.

VALORES

Ética: Responsabilidade, Respeito, Integridade;

Solidariedade: União, Cooperação, Humanidade

Salesianidade: Acolhida, Presença, Confiança, Animação, Espírito de Família, Oração, Carinho, Estudo

DIREÇÃO

ensino médio

“COMO DOM BOSCO, COM OS JOVENS PARA OS JOVENS”

É com esse convite do Reitor Mor dos Salesianos, P. Angel Fernandes Artime, que estamos celebrando neste ano de 2015 o Bicentenário de Dom Bosco.

Dizer COMO DOM BOSCO, hoje é antes de tudo é reencontrar e redescobrir em toda sua plenitude o espírito de Dom Bosco que hoje como ontem deve ter toda sua força carismática e toda sua atualidade.

E sobre essa realidade carismática sublinhamos dois aspectos : O coração do Bom Pastor como elemento que mobiliza o ser, o agir de Dom Bosco e a sua capacidade de ler - o hoje- para preparar- o amanhã.

O amor de Dom Bosco pelos jovens era feito de gestos concretos e oportunos. Todo o seu ser estava orientado para lhes fazer o bem, promover o seu desenvolvimento integral.

Nesta direção caminha o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora com a proposta Educativa Salesiana de dotar as jovens gerações de sólidos valores éticos e morais, cujos frutos sejam uma sociedade digna de ser habitada.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO COLÉGIO

educadores

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas, acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. O educador é um profissional comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos.

O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade. Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro a seus olhos, para que assim possa crescer e ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

ensino médio

A PROPOSTA PEDAGÓGICA SALESIANA

O Sistema Preventivo, um conjunto de práticas e princípios educativos deixados por Dom Bosco, mentor e fundador das obras Salesianas atuante nos cinco continentes pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como fundamentais para educação na sociedade contemporânea


RAZÃO

O educando se educa quando se dá conta dos motivos da ação educativa. De acordo com as possibilidades de cada um, todos nós educamos através da participação, espírito crítico e diálogo.


RELIGIÃO

O evangelho é que fundamenta e da sentido às praticas, experiências de fraternidade vividas pelas pessoas, por cada grupo e pela Comunidade Educativa.


AMOR

A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade e fraternidade, que cria um clima de família. A “afeição demonstrada” é a essência de tudo.


APRENDER A APRENDER

Construindo e Reconstruindo conhecimentos e competências necessárias para a formação da pessoa, preparando–a para julgar e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação.

Oferecendo condições para desenvolver habilidades, descobrir novas aptidões e competências básicas e pôr em pratica a teoria e os conhecimentos.


APRENDER A SER

Favorecendo as condições para a construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva.


APRENDER A CONVIVER

Acolhendo o aluno e sua família em uma comunidade diferenciada, propondo vivências de situações planejadas para a formação de identidade ativa e solidária com o grupo social.


APRENDER A CRER

Estimulando o desenvolvimento de valores essenciais a convivência humana e a promoção da dignidade da pessoa.

MURAL

FACE

/colegioauxiliadorabage

INSTA