Estrutura

Com uma estrutura remodelada e moderna o Colégio Auxiliadora oferece a seus alunos um espaço de vivencia e aprendizagem de alto padrão. Com corredores amplos, laboratórios de robótica, informática, biologia e química, Capela, salas arejadas e claras alem de cantina com almoço, pátio amplo, ginásio poliesportivo, dança, judô, musica, horário estendido.

Missão, Visão e Valores

Desenvolver a ação educativa através de processos de formação e conhecimento permeados pelo espírito Salesiano. Razão, Religião e Amor, buscando a atuação do educando na sociedade.

Ser uma instituição diferenciada, comprometida com a filosofia Salesiana visando a satisfação e a fidelidade de um projeto inovador.

Ética: Responsabilidade, Respeito, Integridade;
Solidariedade: União, Cooperação, Humanidade.
Salesianidade: Acolhida, Presença, Confiança, Animação, Espírito de Família, Oração, Carinho, Estudo.

Direção

“COMO DOM BOSCO, COM OS JOVENS PARA OS JOVENS”

A educação é uma ferramenta importante de transformação das pessoas.
Só com a plenitude da consciência de nossa posição no mundo que somos capazes de fazer diferença para outras pessoas.
Proporcionar oportunidades, levá-las a boas escolhas é uma missão divina que recebemos. Aprendemos com nosso fundador, Dom Bosco, que todas as crianças, adolescentes e jovens mesmo aqueles mais difíceis tem uma "corda" que vibra e cabe a nós educadores nas mais diversas funções saber e propiciar que ela vibre!
Acreditamos com vigor que amando o que fazemos e comunicando este amor aos nossos educandos, fazendo com que eles se sintam amados, a sadia convivência leva-nos a fazer parte de uma grande família com todas as diferenças e um mesmo objetivo: Ser um bom cristão e um honesto cidadão!

Educadores

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas, acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. O educador é um profissional comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos.

Ser educador é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro a seus olhos, para que assim possa crescer e ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

Proposta pedagógica

A PROPOSTA PEDAGÓGICA SALESIANA

Temos como referência pedagógica Dom Bosco que sempre esteve atento às necessidades da juventude. A partir dele, acreditamos que a escola é lugar de encontro entre a cultura e a Fé.
Nossa função como escola está ligada diretamente a ensinar a conhecer, a formar para compreender e desenvolver o pensar para que crianças, adolescentes e jovens saibam lidar com as informações e estabelecer relações entre elas, sejam quais forem, e mais que isso, saibam escolher, decidir, projetar, agir e criar, visto que devem conhecer e relacionar o aprendido com a vida.

O educando se educa quando se dá conta dos motivos da ação educativa. De acordo com as possibilidades de cada um, todos nós educamos através da participação, espírito crítico e diálogo.

O evangelho é que fundamenta e da sentido às praticas, experiências de fraternidade vividas pelas pessoas, por cada grupo e pela Comunidade Educativa.

A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade e fraternidade, que cria um clima de família. A “afeição demonstrada” é a essência de tudo.

Construindo e Reconstruindo conhecimentos e competências necessárias para a formação da pessoa, preparando–a para julgar e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação.
Oferecendo condições para desenvolver habilidades, descobrir novas aptidões e competências básicas e pôr em pratica a teoria e os conhecimentos.

Favorecendo as condições para a construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva.

Acolhendo o aluno e sua família em uma comunidade diferenciada, propondo vivências de situações planejadas para a formação de identidade ativa e solidária com o grupo social.

Estimulando o desenvolvimento de valores essenciais a convivência humana e a promoção da dignidade da pessoa.

Presença Salesiana

Inspetoria São Pio X

História

No dia 15 de fevereiro de 1904, chegavam em Bagé os primeiros salesianos vindos de Montevidéu: padre Ezequiel Fraga, padre João Ilardia, padre Roberto Germano, clérigo Jacinto Avellà, clérigo Manuel Fernando, clérigo Felipe Petrini, irmão coadjutor Marcello Ratto e o padre André Dell’Oca, que viria a ser o diretor da Instituição. Dias depois, era inaugurado em Bagé o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na rua General Flores da Cunha, onde, hoje é o Centro Municipal de Educação Professora Mélanie Granier. Meses depois, mais precisamente no dia 23 de junho, deu-se início a construção da primeira parte do prédio onde se localiza atualmente o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na rua Marechal Floriano, número 1335.
Nosso ideal educativo é formar Bons Cristãos e Honestos Cidadãos, dentro de um ambiente que preza pela amizade, respeita as diferenças e transmite confiança através do trabalho desenvolvido pelo corpo docente e de gestão escolar.
Orgulhamo-nos em fazer parte da história desta cidade há mais de 100 anos, prezando sempre pela educação moderna e de qualidade, mantendo o pioneirismo e valorizando a tradição sem perder a nossa essência.